Various images of forestry and PAWS logo (pedagogische arbeit im wald, teaching in the wild)

PAWS-MED - Sumário do Projecto

PAWS-MED - Trabalho pedagógico nas florestas do Mediterrâneo.

No contexto do aumento da urbanização da sociedade, das mudanças ambientais e climáticas e no contexto da globalização e da relevância crescente das florestas, existe uma forte necessidade para uma compreensão sonante das múltiplas dimensões da floresta e da silvicultura.
A pedagogia florestal "Waldpädagogik" é uma área prioritária para o desenvolvimento de uma compreensão partilhada das florestas e do seu papel de apoio para solucionar os enormes desafios que enfrentamos actualmente.
Os profissionais florestais como engenheiros florestais e guardas-florestais, na nossa opinião, apesar de serem quem melhor compreende e pode comunicar sobre os ecossistemas florestais incluindo gestão florestal e protecção, na maioria dos países Europeus, têm uma formação e educação pedagógica limitada ou inexistente. Indo de encontro aos pedidos dos países mediterrâneos, o projecto Leonardo daVinci PAWS (Trabalho pedagógico na Floresta - Conceito de Seminário para florestais) segue-se um novo projecto intitulado PAWS-MED, com o financiamento da linha transferência de inovação do programa Leonardo daVinci da comunidade europeia.
PAWS-MED é especialmente direccionado para os países mediterrâneos e será adaptado às suas necessidades. Para atingir este objectivo, 10 parceiros da Itália, Eslovénia, Espanha, Portugal, Grécia, Chipre, Áustria e Alemanha estão a trabalhar no projecto.

Num período de 24 meses o material será adaptado às necessidades dos países mediterrânicos, traduzido e testado. Além disso os formadores nacionais/técnicos florestais previamente seleccionados, irão receber formação na utilização de todo o conceito PAWS-MED por forma a darem formação nos seus respectivos países.

Iremos adaptar o seguinte material às necessidades dos países mediterrâneos:

  1. Estrutura do Curso
  2. Livro Didáctico
  3. Conceito de Seminário
  4. Planeador de excursões (software de formação interactivo)
Uma vez adaptado, traduzido e testado, o material estará disponível para dowload a partir deste website. O material adaptado estará disponível nas seguintes línguas: SL, GR/CY, ES, IT, PT, EN e DE

A formação dos formadores nacionais da Itália, Espanha, Chipre, Portugal e Eslovénia irá realizar-se em Gmunden em Outubro de 2010. Mais tarde os formadores nacionais irão formar florestais no uso da abordagem e conceito PAWS-MED.

Se está interessado em participar ou se necessita de mais informação, por favor contacte:

Conceição Colaço
Centro Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves - ISA
Tapada da Ajuda
1349-017 Lisboa
tel: + 351 21 3653232 ou +351213653333 Fax: + 351 21 3653290
mail: ccolaco@isa.utl.pt ou becolaco@gmail.com


Ou

Joana Bateira
FORESTIS- Associação Florestal de Portugal
Rua de Santa Catarina, 753
4000-454, Porto
tel: + 351 222 073 130/1/2 Fax: + 351 222 073 139
mail: j.bateira@forestis.pt2 ou mjbateira@gmail.com

image of a tree

© 2004 the PAWS project